Conferências Musicais Online e Gratuitas: MIDEM e LAMC

MIDEM

Conferências Musicais Online e Gratuitas: MIDEM e LAMC

A pandemia não trouxe apenas más notícias ao sector musical, algumas das mais importantes conferências mundiais acontecem este ano online e estão acessíveis. É o caso do MIDEM, a mais importante conferência sobre edição musical do mundo, e o Latin Alternative Music Conference. Resta saber se o Amsterdam Music Conference lhes seguirá os passos. 

O MIDEM acontece de 2 a 5 de Junho numa inovadora edição digital. A conferência normal, em Cannes, fica adiada para 2021, de 1 a 4 de Junho, devido à pandemia de Covid-19. Para artistas e profissionais da indústria musical o acesso à conferência será gratuito e, para ter acesso, basta registar-se no site do MIDEM. Para a edição digital, o MIDEM alinha sessões keynote, debates e apresentações bem como oportunidades para encontros online e speed-meetings, tentando recriar o ambiente de Cannes em Junho através dos meios digitais. 

Do programa da edição digital fazem parte Keynotes sobre sincronia musical para cinema e televisão, ou seja, música para sincronizar com conteúdo visual, que conta com Jesper Gadeberg, supervisor musical premiado, especializado em publicidade que trabalhou para Michel Gondry, TRAKTOR & Martin De Thurah, entre outros. Outro nome já anunciado é o de Lynn Fainchtein, supervisor musical que está por detrás das bandas sonoras de filmes e séries de TV como Roma, The Revenant e Birdman e que se estreia no MIDEM. 

Anunciado está também uma sessão com Kenny Meiselas, advogado de estrelas como Lady Gaga, The Weeknd e P. Diddy, entre outros. A sua conferência debruçar-se-á sobre a exploração multi-plataforma e a diversificação em todas as áreas do entretenimento, ou seja, contratos para música, Publishing, tournées, merchandise mas também media, patrocínios, endorsements e parcerias estratégicas em branding, cinema e televisão. 

O programa da edição digital do MIDEM continua a ser anunciado até Junho, mas já está confirmada a participação de algumas das mais importantes personalidades da indústria, como: Hannah Hard (Editora da Billboard); Isabel Garvey (Directora do Abbey Road Red); Jay Katsuyama (VP de Tecnologia da Universal Music), entre muitos outros que vão debater o presente e o futuro da indústria musical neste tempo de incertezas. 

Além das conferências e debates, o MIDEM oferece também a possibilidade de apresentar música a A&Rs de major labels, durante as MIDEM Playback Sessions. Nestas sessões os artistas terão a oportunidade de apresentar a sua música a um painel de A&R – onde se incluem Amina Diop, da Republic Records; Kabiru Bello da Warner Music e Antoine Dathanat da Sony/ATV – para conseguirem Feedback e conselhos ao trabalho apresentado e, claro, exposição a quem toma as decisões dentro das grandes editoras. 

Ainda no MIDEM, os artistas, managers, songwriters, editoras e distribuidoras independentes podem inscrever-se para ter acesso a um workshop de Spotify dedicado à música independente e que vai apresentar estratégias e ferramentas para tirar maior partido da plataforma de streaming.  

Outra conferência que se realiza este ano online é a LAMC – Latin Alternative Music Conference, uma reunião mundial do mercado latino de música que se realiza em Nova Iorque com o objectivo de promover este género musical. Entre 9 e 13 de Junho, poderão assistir a Conferências, showcases, apresentações e ainda ter oportunidades de contactar com profissionais do meio. Sempre online a acessível através de registo aqui.

Em conclusão, se todo a indústria musical terá que se reinventar, essa mudança deve fazer-se através de educação e informação, para que o futuro da indústria seja mais saudável para todos. As conferências querem contribuir para isto através da disponibilização desse debate e reflexão gratuita e universalmente. Já se registaram?

About the Author /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager dos No Maka.