
Hardwell e a IA
Hardwell, nome incontornável do DJing e Produção mundiais, expressou recentemente a sua opinião sobre a IA. Concordas?
Hardwell expressou recentemente a sua opinião sobre o uso de inteligência artificial (IA) na produção musical. Em entrevista à revista Haute Living, Hardwell afirmou que a IA não consegue criar algo verdadeiramente novo. Assim, está sempre alguns passos atrás da criatividade humana.
Segundo Hardwell, a música eletrónica destaca-se por estar sempre a ultrapassar limites. A IA, por outro lado, tenta constantemente acompanhar essas inovações. Dessa forma, a tecnologia tende a replicar o que já foi feito, sem introduzir novidades genuínas, afirma Hardwell sobre a IA.
O artista sublinhou a importância de uma abordagem visionária na música de dança. Embora a IA possa tentar imitar essa perspetiva, permanece atrás da criatividade humana. Atualmente, essa limitação da IA é vista como algo positivo para os DJs, reforçando a relevância dos artistas humanos.
Estas declarações surgem num contexto em que a IA tem ganho destaque na indústria musical. Recentemente, um estudo indicou que profissionais do setor podem perder até 25% dos seus rendimentos para a IA nos próximos quatro anos.
Para Hardwell, a essência da música reside na inovação humana. Assim, a IA, apesar dos avanços, ainda não consegue igualar a originalidade e a visão dos artistas. Concordas com esta visão de Hardwell sobre a IA?
Decerto para ler a seguir: IA pode Reduzir até 25% os Rendimentos dos Artistas e Editoras