TikTok ProDJ

Indústria Musical: IA Pode Reduzir Rendimentos em 25% até 2028

Industria Musical e IA

Indústria Musical: IA Pode Reduzir Rendimentos em 25% até 2028

Indústria musical: Estudo revela impacto crescente da inteligência artificial na música, levantando questões sobre criatividade, direitos de autor e sustentabilidade financeira. Sabe tudo aqui!

O impacto da inteligência artificial (IA) na indústria musical tem gerado discussões acesas e preocupações para os profissionais do setor. Assim, um estudo recente revelou que, até 2028, os rendimentos de trabalhadores da indústria musical poderá sofrer uma redução de até 25%, atribuída ao uso crescente de ferramentas de IA. Essa transformação está relacionada com a automação de processos criativos e operacionais, que podem sobretudo substituir funções humanas em áreas como composição, mistura e masterização.

As ferramentas de IA, como o ChatGPT e outras voltadas para produção musical, já estão a ser amplamente utilizadas. Aproximadamente 30% dos músicos utilizam essas tecnologias para composição e resolução de problemas técnicos, segundo uma pesquisa realizada pela Pirate. Apesar disso, há um grande receio sobre a diminuição da originalidade e criatividade na música, uma vez que o uso massivo de IA pode levar assim a um aumento na produção de conteúdo homogéneo e questões legais sobre direitos de autor.

A controvérsia não para por aí. Enquanto uma parcela significativa de produtores reconhece também as vantagens da IA, muitos temem igualmente pela sua substituição no mercado. Estudos indicam assim que 73% dos produtores acreditam que geradores musicais baseados em IA podem eventualmente substitui-los. Por outro lado, 35% dos entrevistados veem essas tecnologias como benéficas, especialmente na fase inicial de criação e para superar bloqueios criativos.

Dada a rápida evolução das ferramentas de IA, a comunidade artística enfrenta um dilema: aproveitar o potencial criativo dessas tecnologias ou resistir a sua adoção, protegendo a autenticidade da produção musical. Os próximos anos serão cruciais para determinar o equilíbrio entre inovação e sustentabilidade financeira no setor. A PRODJ gostaria de saber qual a tua posição sobre o tema controverso. Comenta esta notícia aqui no blog ou nas redes sociais.

 

Decerto para ler a seguir: Sound Waves Winter Edition 2025

About the Author /

blog@prodj.pt