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Música em Jogos: Sonho ou Desilusão?

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Música em Jogos: Sonho ou Desilusão?

Música em Jogos: Sonho ou Desilusão? Para muitos produtores ver uma música sua num jogo como o GTA é um sonho. Mas será mesmo?

Música em jogos, ou a sincronização de música em videojogos é uma indústria em franco crescimento. Assim, uma soma considerável paga de uma vez oferece oportunidades financeiras significativas para artistas. Recentemente, Martyn Ware, membro da banda Heaven 17, revelou que a Rockstar Games ofereceu 9.300€ para usar a música “Temptation” no GTA 6. Embora possa parecer um valor elevado, comparado com outros casos, a oferta fica aquém dos valores oferecidos por grandes produções no setor da sincronização de jogos.

Os valores oferecidos variam muito, dependendo do tamanho do jogo, do uso da música e da notoriedade do artista. Em temas menores ou indie, os pagamentos podem estar entre 2.325€ e 9.300€ por faixa, mas os grandes jogos como o GTA ou Call of Duty podem pagar valores significativamente mais altos, especialmente para artistas conhecidos. Em alguns casos, os valores podem superar os 46.000€, principalmente se a música estiver associada a cenas importantes ou promovida no marketing do jogo.

Além da taxa de sincronização, os músicos podem também receber royalties adicionais sempre que o jogo é vendido, transmitido ou utilizado noutras formas. Isto destaca o potencial de retorno financeiro a longo prazo, tornando o licenciamento para jogos uma das maneiras mais lucrativas de monetizar música na era digital. Para saber mais sobre isto sugerimos que assistas ao workshop de Direitos de Autor que a PRODJ tem disponível. Nele, David Serras Pereira, advogado especializado em Propriedade Intelectual ensina os básicos que tens que dominar. Como introdução ao tema podes ver ou rever a PRODJ Talks com o advogado aqui.

 

O Caso Heaven 17 Vs GTA 6

Um membro da banda Heaven 17 revelou que a Rockstar Games ofereceu uma soma surpreendentemente baixa para incluir uma de suas músicas no GTA 6. Martyn Ware, cofundador da banda, partilhou que a oferta da produtora era de apenas £10.000 (cerca de 11.600€), valor que ele considerou muito inferior ao esperado, dada a magnitude do jogo e seu impacto cultural.

GTA 6 é uma das produções mais aguardadas da indústria dos jogos, o que aumenta a controvérsia sobre o valor oferecido. Contudo, a notícia destaca uma questão recorrente: a negociação de licenciamento de músicas para grandes franquias de entretenimento. Ware mostrou descontentamento e se recusou a aceitar a oferta, sugerindo que a proposta subestimou a importância da música na experiência geral do jogo.

Os Heaven 17, conhecidos pelos hits dos anos 80 como “Temptation” e “Penthouse and Pavement”, têm um legado importante no cenário da música. A inclusão de uma de suas canções no Grand Theft Auto VI poderia trazer uma nova audiência para a banda, além de consolidar seu impacto na cultura pop. No entanto, a discrepância entre o valor oferecido e as expectativas financeiras mostra que o licenciamento de músicas para jogos populares ainda pode ser um terreno difícil para músicos e produtores.

Ao longo dos anos, a série GTA tem sido famosa pela curadoria de bandas sonoras marcantes. Desde o lançamento de Grand Theft Auto: Vice City, a franquia ajudou a popularizar várias músicas, tornando-se parte fundamental da experiência de jogo.

 

 

Decerto Para ler a seguir: Como Aprender a Fazer Música Para Jogos com a PRODJ

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