Sisters With Transistors – As Pioneiras da Electrónica
Sisters With Transistors, um documentário realizado por Lisa Rovner mostra o papel das mulheres pioneiras na música electrónica.
A fim de contar as histórias esquecidas das mulheres, Lisa Rovner estreia-se nos documentários com este Sister With Transistors. O filme desenrola-se através de uma combinação de imagens de arquivo e voz off, com pouca narração. Deste modo, as imagens e os sons que as acompanham são responsáveis por contar a história. Como o estilo é minimal há espaço para as compositoras falarem e tocarem.
Ora, a história começa com Clara Rockmore, oriunda da Lituânia e nascida em 1911. Clara ajudou a desenhar e a popularizar o Theremin, um dos primeiros instrumentos electrónicos. A partir de 1920 e até à actualidade, o filme viaja entre pioneiras da música electrónica, desenhando retratos sónicos de cada mulher. Certamente que pedaços das obras musicais de cada mulher vão visitando o filme e compõem o cenário.
Certamente que esta viagem pela história da electrónica tem como objectivo amplificar o contributo feminino. Há todo um movimento de fazer justiça ao papel das mulheres. Exemplos disto são o filme Hidden Figures, que revelou como três mulheres matemáticas afro-americanas contribuíram largamente para a primeira missão lunar. Do mesmo modo, um livro, site e Instagram – Game Changers – expõe as heroínas não celebradas do desporto mundial. Todos têm como objectivo repor a verdade do papel das mulheres na história, tal como o documentário de Lisa Rovner.
Acima de tudo, Sisters With Transistors, na sua poesia audiovisual, explora os factores sociais e culturais que permitiram que as mulheres florescessem neste campo.
Sisters With Transistors é narrado por Laurie Anderson e integra a selecção oficial do SXSW 2020 e do Sheffield Doc Fest. O trailer, bem como mais informações sobre o filme, podem ser vistos no site oficial: sisterswithtransistors.com