O Neopop está de Volta
O Neopop está de volta e já tem o cartaz completo. Assim, de 10 a 12 de agosto todos os caminhos vão dar a Viana do Castelo. Destaque para as atuações de Richie Hawtin, Charlotte de Witte e Honey Dijon. Lê tudo aqui!
Para este ano a organização prevê novamente casa cheia na sua 16º edição, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de Agosto. Assim, e com uma fortíssima programação de eletrónica, o Neopop realiza-se em Viana do Castelo, um local decerto único, que congrega património cultural, geográfico, gastronómico e etnográfico.
Richie Hawtin: o Cabeça de Cartaz
Richie Hawtin é assim o cabeça de cartaz deste ano. O artista nascido na Grã-Bretanha e criado no Canadá, que conquistou reconhecimento sobretudo pelo seu trabalho nos campos da música, arte e tecnologia. Hawtin explora e derruba fronteiras conceptuais, e a sua marca pessoal é a eletrónica de vanguarda que compõe e que há décadas inspira e influencia muitos outros artistas.
Charlotte de Witte: O Ícone do Techno
Destaque também para a estreia de Charlotte de Witte no Neopop Festival. Considerada sobretudo um ícone do techno, reconhecida pela sua abordagem arrojada à produção e performance, bem como pela exploração dos limites da pista de dança. O seu trabalho tem sido reconhecido com vários prémios, incluindo o de Best Techno DJ nos DJ Awards de 2019 e uma residência na BBC Radio 1. No entanto, é a paixão que demonstra por explorar novos horizontes na música eletrónica que realmente impulsiona a sua dedicação e busca implacável pela excelência.
Honey Dijon: A Ativista
Honey Dijon, mulher trans, negra, nascida em Chicago, é conhecida pela sua ascensão estratosférica como DJ e pela sua linha de moda. O seu novo álbum, Black Girl Magic, é uma celebração da sua vida, trabalho e crenças. Neste disco colaborou com cantores e compositores negros e queer que partilham a sua visão sobre a resistência e a luta contra a opressão. A americana foi também premiada com um Grammy pela colaboração no mais recente álbum de Beyoncé.
Artbat: A Ucrânia no Coração
Batish e Artur, mais conhecidos como ARTBAT, começaram a produzir no estúdio com o objetivo de levar a música ucraniana para o mundo. Esse desejo tornou-se realidade em pouco tempo. O lançamento de ‘Aquarius’ na fryhide, editora do produtor alemão HOSH. Assim como o lançamento do ‘Planeta EP’ na Diynamic de Solomun, originaram o maior boom das suas carreiras, elevando-os ao topo.
Ben Klock: Berlim Presente
Ben Klock é um DJ e produtor musical alemão, cujo nome está associado ao Berghain e à Ostgut Ton. A sua capacidade de entender o que se passa na pista de dança e adaptar o seu som é notável. Graças a esta subiu já a alguns dos palcos mais importantes do mundo. O seu ritmo é cativante, hipnotizante, acompanhado pela sensibilidade típica da house music, criando dos mais aclamados sets da cena eletrónica.
Dax J: UK in The house
Marca também presença nesta edição, o DJ e produtor britânico, DAX J. Desde a rádio pirata e do d&b até às capas de revistas e ao comando de raves por todo o mundo, o DJ está em todas. Contudo, foram a sua habilidade técnica, seleção cuidadosa e dedicação, que o colocaram na vanguarda do universo do techno, acumulando ao longo dos anos inúmeras distinções pela sua devoção à música.
Dubfire, Moudaber e Osuna: Incontornáveis e em b2b
Dubfire, Nicole Moudaber e Paco Osuna são três figuras proeminentes na cena techno. Os três artistas unem forças para uma atuação especial e o seu historial promete um espetáculo inesquecível no Neopop Festival. Dubfire faz parte do universo da eletrónica há mais de 30 anos, tendo alcançado sucesso com a dupla Deep Dish e mais tarde enquanto artista a solo. É conhecido pelo seu estilo de house e techno underground e reinventou a experiência de concerto ao vivo com HYBRID.
Nicole Moudaber, uma artista nascida na Nigéria e de descendência libanesa, é uma DJ e produtora com largo currículo, fundadora da MOOD Records e apresentadora de um premiado programa de rádio semanal, In The MOOD. Paco Osuna, o fundador da Mindshake, criou uma das editoras de techno mais importantes nos EUA e na Europa, marcando também presença em grandes festivais como o Sónar, Awakenings ou Tomorrowland. Em 2022, lançou NOW HERE, uma residência em Ibiza que enfatiza viver o presente e aproveitar o momento ao máximo.
Nina Kraviz: Há Festivais de Techno sem ela?
Nina Kraviz é sobretudo uma das mais aclamadas DJs femininas e produtoras da cena techno mundial. Originalmente de Irkutsk, Sibéria, estabeleceu-se como DJ e produtora, em meados dos anos 2000, sendo também proprietária da editora Trip (трип). Apresenta-se como DJ nalguns dos festivais mais importantes do mundo. Assim, o Time Warp, Sónar, Awakenings, Primavera Sound e Coachella, já receberam atuações suas. Igualmente, Kraviz produziu sobretudo algumas das faixas mais marcantes da última década, como “Ghetto Kraviz” ou “I wanna Go Bang”.
A completar o cartaz, destaque igualmente para Rødhåd, Chris Liebing, PAN-POT, Héctor Oaks, Rebekah ou Shlømo. Por fim, as estreias muito aguardadas de Francesco del Garda, Mall Grab, LSDXOXO, Partiboi69, entre outros. Além destes não podia faltar talento nacional com Biia, Lewis Fautzi, Rui Vargas, Vil e os decerto os visuais assinados pela DubLab.
Assim, a 16º edição do Neopop Festival junta sobretudo uma forte programação eletrónica a um local único. Os passes para os três dias do Neopop têm o valor de 105€ e os bilhetes diários em early bird 45€
Decerto para ler a seguir: Laurent Garnier Lança Novo álbum