TikTok ProDJ

Chartmetric Lança Relatório 2023

Chartmetric

Chartmetric Lança Relatório 2023

Chartmetric Lança Relatório 2023. Um dos mais importantes serviços de dados de música acaba de lançar um documento a não perder. A PRODJ leu e conta-te tudo aqui.

O Chartmetric é um dos mais relevantes serviços de dados para a música. Nele encontram uma compilação de informação muito relevante, desde os streams nas várias plataformas, as passagens nas rádios globais, até ao ranking dos artistas por país. Vivemos na era dos dados e estes podem ajudar os artistas a tomar decisões informadas sobre a direção e estratégia da carreira. Apesar de ter versões pagas, qualquer pessoa pode ter acesso à versão básica gratuita que permite acesso a alguns dados. O lançamento deste relatório permite-nos ter uma visão sobre as questões mais pertinentes que se levantam aos artistas neste momento. A PRODJ leu o relatório e faz-te o resumo das coisas mais importantes.

A Quantidade de Música Disponível

Em 2023 o sistema do Chartmetric ingeriu 17,187,199 faixas. Destas 7,688,384 foram lançadas em 2023, isto significa que precisarias de 117 anos para ouvir toda a música ingerida e 42 anos só para ouvir toda a música lançada em 2023! A quantidade de música disponível é a primeira grande questão que se coloca a quem faz música. :Assim, como é que a tua música vai ser ouvida e descobrir o seu público no meio de tanta faixa?

O Caminho para o Estrelato é uma Missão Quase Impossível

Assim, apenas 0,05% dos artistas que começaram o ano como “desconhecidos” conseguiram subir de categoria para mid-level, Mainstream ou Superstar. Ou seja, 99,9% dos artistas adicionados à plataforma em 2023 continuaram desconhecidos. Sobretudo 81% dos artistas nunca conseguiram ter mais que 1,000 ouvintes mensais em 2023. Assim, é importante que exista esta clareza, sobretudo para quem está no início de carreira.

A Importância dos Géneros Globais

O Chartmetric analisou assim artistas emergentes de todo o mundo para compreender quais géneros estão a ganhar destaque. Descobriram que os géneros latino, K-pop, indiano e africano estão a ganhar força e a espalhar-se por toda parte, com um grande número de novos artistas latinos, em particular, a entrar em cena.

Enquanto isso, apesar de haver um grande número de novos e artistas importantes de hip-hop/rap e pop, os artistas emergentes estão menos propensos a lançar faixas nesses géneros, uma vez que estes continuam a diminuir em destaque.

No Spotify, os 100 maiores artistas vieram de todo o mundo. Entre esses artistas, há sobretudo 17 países representados. Além disso, 68% deles são provenientes dos principais países ocidentais. Surpreendentemente, a Coreia do Sul e Porto Rico juntos são a casa de 13% dos 100 maiores. É importante notar que esses pequenos territórios representam apenas 0,7% da população mundial.

A Maioria dos Músicos São Homens

77% dos artistas são homens e 18% são mulheres. Pouco mais de 5% são não-binários.

A Rádio Não Morreu

Metade das 10 músicas mais tocadas na rádio em 2023 também estão no top 10 do Spotify do ano. Isso destaca o profundo impacto da rádio no sucesso de uma faixa no streaming. Ou inversamente, destaca que a rádio está cada vez mais atenta ao que reage em streaming?

Podes ler o relatório completo aqui. A tua escola quer saber a tua opinião sobre estes temas, por isso diz-nos nos comentários como encaras estas questões.

Decerto para ler a seguir: PRODJ Vence Escolha do Consumidor Pela Segunda Vez Consecutiva

About the Author /

geral@prodj.pt