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Novo Curso ProDJ – Comunicação e Marketing Musical

Curso Comunicação e Marketing Musical Online

Novo Curso ProDJ – Comunicação e Marketing Musical

A ProDJ, perante os novos tempos e desafios, está a reforçar a sua oferta formativa online. O novo curso ProDJ, – Comunicação e Marketing Musical -, pretende suprir uma necessidade básica: a de fornecer ferramentas tanto no âmbito da comunicação como no âmbito do marketing para promover música nos nossos dias.

A indústria musical, com o advento do digital, tornou-se sobrelotada de conteúdo. Com um milhão de música nova a sair mensalmente (segundo dados da FUGA), a comunicação e o marketing musical tornaram-se absolutamente indispensáveis para músicos, agentes, managers, editoras, label managers na procura do público da sua música. 

Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos de comunicação e de marketing ao serviço da promoção musical, contribuindo não só para o sucesso de artistas individuais como colectivos, mas também para a música feita em Portugal como um todo.
Pretende igualmente complementar a educação dos formandos ProDJ das áreas de DJ e Produção Musical contribuindo com ferramentas para comunicar e promover o seu trabalho. 

Apesar de o curso completo contar com oitenta horas, será possível frequentar alguns módulos separadamente. Estes estarão na secção Cursos de Curta Duração.

O Plano de Promoção

Como se desenha um plano de promoção? Quais são as variáveis que se devem levar em conta? Quanto tempo antes se inicia a promoção? Com que conteúdos e em que redes? 

Tudo começa com um plano e o curso teria que começar por aqui mesmo. Quando um single ou álbum são bem sucedidos junto do público, e da crítica, em 99% dos casos tiveram um plano de promoção, mais ou menos elaborado, por trás. E, quanto mais bem planeado for, menos se nota que existe. Por outras palavras, é por esta razão que muitas pessoas, inocentemente, acreditam que uma música ou artista se tornaram um êxito “organicamente”. Não é verdade, até as estrelas indie têm habitualmente grandes planos e investimentos por detrás.  

Saber estruturar estrategicamente, saber desenhar um plano minucioso ou saber como avaliar um plano feito por terceiros (a editora ou uma agência externa) é indispensável para o sucesso da música.

No fim deste módulo é esperado que os alunos sejam capazes quer de desenhar um plano de promoção para a sua música, como de avaliar um plano feito por outros. 

Comunicação

Como é que os jornalistas sabem que vai sair um novo single ou álbum? Aquela crítica num site, que sai antes da música, foi feita como? A comunicação e assessoria de imprensa musical têm um papel fundamental na divulgação de novos trabalhos junto dos meios de comunicação – TV, Rádio, Imprensa escrita e Online (sites e blogs), sem ela dificilmente a informação chega ao meio certo para ser exposta a um maior número de pessoas. 

No módulo dedicado à comunicação abordaremos os elementos fundadores desta: o tom, o ângulo e o storytelling da mensagem a veicular; os materiais que devem estar disponíveis num EPK por meio de comunicação; aprenderemos a redigir um press release, e como contactar os diferentes meios de comunicação com o objectivo de colocar notícias em cada um ou propor outros conteúdos (entrevistas, DJ mixes, etc). 

No final deste módulo, que pode ser frequentado em separado, espera-se que os alunos consigam identificar os meios de comunicação que fazem sentido para a música/artista a promover; sejam capazes de redigir um press release de acordo com as regras e as escolhas que foram feitas previamente; que saibam como contactar e fazer propostas a jornalistas e meios de comunicação de forma distinta e pertinente. 

Marketing

Similarmente, o marketing é um mundo complexo e cheio de detalhes que importa conhecer para se poder tirar dele o melhor. Quais são os canais que importam para promover música? Como se analisam as plataformas de acordo com o conteúdo a promover? O que são KPI e como se determinam no caso específico da música? Como se sabe qual é o público alvo e como se constrói a persona? Qual é a estrutura ideal de um plano de marketing aplicado à música? São algumas das perguntas a que este módulo pretende responder. 

Redes Sociais 

Certamente que saber como usar cada rede social para tirar o melhor partido dela, mesmo orgânico, implica uma curva de aprendizagem mas também conhecimento e actualização deste. Aliás, esta é uma área em permanente mutação. Por exemplo, dentro das redes sociais há aquelas que são especificamente dedicadas à música (YouTube, Spotify, etc), e as que não sendo (Instagram, Facebook, etc) podem servir bem o propósito de promover música desde que se sigam algumas boas práticas especificas de cada plataforma. 

Em primeiro lugar, os módulos do curso pretendem compreender e construir um manual de boas práticas que respeita a natureza de cada rede. Ao compreender estas, e ao pô-las em prática ao serviço da promoção de música, estaremos a amplificar o alcance orgânico e a pertinência de cada uma. 

Em segundo lugar, além do conteúdo, aprenderemos também como fazer anúncios em cada plataforma para maximizar o alcance. 

Projecto Final

A avaliação final de conhecimentos tem uma vertente prática. É feita com a elaboração de um plano de promoção e marketing específico para cada aluno, com respeito pelas variáveis envolvidas. Permitindo que cada aluno acabe o curso com o seu plano de promoção feito e revisto pela formadora.

Formadora

Sónia Silvestre, a formadora deste curso, conta com mais de vinte anos de experiência na indústria musical. Começou a sua carreira como jornalista e editora da revista Dance Club. Durante mais de uma década entrevistou algumas das maiores figuras da electrónica mundial e dirigiu os conteúdos da revista coordenando os colaboradores. Em 2010 foi convidada para integrar a estrutura da WDB Management como Brand Manager, onde permaneceu até 2018. Durante esse tempo acompanhou e desenhou inúmeros planos de edição e promoção dos artistas da agência – Pete Tha Zouk, KURA, Pedro Cazanova e DJEFF. Acompanhou planos de promoção de grandes eventos como a One Last Tour dos Swedish House Mafia; I Am Hardwell; as seis primeiras edições do RFM Somnii, entre outros. Desde 2019 que é Manager dos No Maka e, mais recentemente, de DIANNA. Ensina na ProDJ desde 2014.

Em conclusão, qualquer produtor musical, artista, manager ou booker beneficiará deste curso. Para mais informações clica aqui. 

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geral@prodj.pt