Coldplay Assinam Playlist Ambiental
A 22 de Abril celebra-se o Dia da Terra e, com ele, a necessidade de uma maior consciência ambiental. A ClientEarth lançou uma iniciativa que une música e consciência ambiental. Os Coldplay assinam a primeira das Playlists For Earth.
Antes de mais nada, a música sempre teve um cariz activista. Se nos anos 80 o “We Are The World” chamava a atenção para o problema da fome no mundo, os desafios hoje são outros. Do mesmo modo, em Portugal, a cantiga era uma arma e a música não fugia à sua responsabilidade social.
No entanto, se anteriormente era a desigualdade social e económica ou a falta de liberdade que motivava canções, hoje a causa é global. As alterações climáticas, o desaparecimento da biodiversidade, a pandemia como consequência da destruição dos habitats selvagens, obrigam a uma nova responsabilidade. O site afirma: “Nem sempre é fácil começar uma conversa sobre a crise climática, mas nunca houve um momento mais crucial para falar dos desafios globais que enfrentamos.”
Os Coldplay assinam a primeira playlist, que pretende unir vozes e música que desperte consciências. Nela incluem-se temas como “The Time Is Now” dos Moloko e “Human Behaviour” de Björk, entre outros num total de 14 temas.
Afinal, e porque esta é uma causa global, há outros artistas que já juntaram as suas vozes e playlists à causa, são eles: Anna Calvi, Alt-J, Tom Misch, Francisca Valenzuela e Milky Chance.
Teremos DJs em breve a juntar a voz e curadoria a este projecto?
Queres aprender como criar playlists profissionais? Inscreve-te num dos nossos Cursos DJ.