Música: Como Medir o Sucesso?
Música: Como Medir o Sucesso? Como se pode medir o impacto e o sucesso de um single? Quais são as métricas que importam e que fazem a diferença?
Streams no Spotify, Views no YouTube ou TikTok – se tudo isto pode ser comprado, como saber qual o impacto real de uma música? Acima de tudo, qual é a importância de ter impacto mais do que números de views ou streams? Parece tudo a mesma coisa, mas não é. Ter impacto significa conseguir construir uma carreira sustentável e durável, enquanto que apostar em esquemas ou atalhos pode comprometer a sustentabilidade de uma carreira. Sabias que o Spotify remove playlists que cobram para colocar músicas? É uma das bandeiras do serviço de streaming, o combate à fraude. Ora, se pagaste para “entrar” podes ver tudo desaparecer com a remoção da playlist.
O Impacto Para Além dos Streams e Views
Os bots vão assistir a atuações? Saem à noite? Vão à queima das fitas ou ao BLISS? A resposta é NÃO. Comprar streams – através de esquemas de compra de posições em playlists ou mesmo através de publicidade no YouTube – é apenas gastar dinheiro para ter números, não se traduz em sucesso imediato. Certamente que ter um single com milhões de streams ou views chama a atenção e até sabemos que alguns promotores olham para os números no YouTube. Mas… que importa conseguir o gig se ninguém vai lá para vos ver? Quando o promotor se aperceber que não está lá ninguém para vos ver, que não chamaram mais público do que o que a casa já tem, acham que voltam? Não.
Construir uma carreira na música é um jogo de paciência. Assemelha-se sobretudo mais a uma maratona do que a um sprint. Por este motivo são precisas algumas virtudes: paciência, resiliência e consistência. Começar é difícil, na eletrónica a concorrência é feroz e mundial. Igualmente o nível de qualidade da produção está sempre a aumentar, obrigando os artistas a manterem-se a par de tudo o que há de novo. É exatamente para isto que servem os cursos da Premium da PRODJ, para ajudar os artistas a aumentar o nível da suas produções e DJing, não só tecnicamente mas com módulos de indústria que os ajudarão a navegar o oceano cheio de tubarões.
Com isto não significa que não podemos ou devemos investir em publicidade, mas o momento certo para o fazer é determinante.
Como Medir o Sucesso?
Acima de tudo uma música que funciona mesmo bem entra numa chart. Evidentemente que a chart em que entra pode ser diferente consoante o género da música mas o maior sinal que a vossa música levantou voo é entrar numa destas charts:
Charts de Lojas
Beatport Top 100 – O top do Beatport é, provavelmente, o top mais cobiçado dentro da música eletrónica. Entrar no top 100 é um feito mas conseguir entrar no Top 10 é algo que deve ser noticiado e celebrado. Porquê? Porque significa que os DJs de todo o mundo estão a comprar a vossa música para a tocarem nos seus sets.
Traxsource Top 100 – Para house, deep house, soulful house e afro house, o top da Traxsource é fundamental e significa exatamente o mesmo que o do Beatport, DJs de todo o mundo estão a comprar a vossa música para a tocarem nos seus sets.
Charts de Streaming
Spotify Charts – nos dias que correm esta é a chart mais cobiçada e também a mais difícil de entrar. O mais famoso serviço de streaming do mundo tem vários tops, que podem ser consultados por região ou país. Há 5 tops para consultar: Weekly Top Songs, Weekly Top Artists, Daily Top Songs, Daily Top Artists e Daily Viral Songs. Num primeiro momento, a chart que vos interessa é a Viral, porque esta indica os temas que estão a ser consumidos de forma mais voraz.
YouTube Trending – Mais do que os números, interessa que o vosso videoclipe entre nas tendências do YouTube. Tal como a chart viral, as tendências significam que o vosso videoclipe/música está a ser consumido com mais apetite que os milhões de outros que estão na plataforma. Claro que aqui falamos das tendências de música.
Outras Charts
1001 Tracklists Trending Charts – Um top global das músicas mais tocadas pelos 50 radioshows e DJs com maior audiência. É, a par com as charts das lojas, um indicativo seguro do sucesso na pista de uma track.
Queres saber mais sobre estes temas? Inscreve-te já num dos cursos Premium da PRODJ que incluem módulos de indústria musical. Descobre como usar a publicidade de forma positiva e como entrar em playlists de modo legal.
Decerto para ler a seguir: O Sucesso dos Alunos PRODJ – Padre Guilherme Lança EP e Cria Editora