TikTok ProDJ

ProDJ Talks com Seamus Haji

Seamus Haji

ProDJ Talks com Seamus Haji

No passado dia 3 de Maio, a ProDJ teve a honra de entrevistar um dos A&R mais importantes da electrónica mundial, Seamus Haji, da Defected Records.

Primeiramente, A&R significa Artistas e Repertório. Assim, um A&R é a pessoa dentro de uma editora que é responsável pela escolha da música e dos artistas que a editora vai lançar. Quando escolhes editar por uma editora é ao A&R que queres enviar música e é ele, ou ela, que queres impressionar. 

Os A&R raramente dão entrevistas e muito menos falam abertamente sobre os critérios que usam para ouvir música e escolhê-la. Este é também um motivo adicional pelo qual não podes perder esta entrevista com Seamus Haji. 

Seamus Haji é DJ e produtor musical, com uma extensa e prolífica carreira em nome próprio. Enquanto A&R já passou por editoras como a Strictly Rhythm, a Her Kandi, a Toolroom. Fundou a editora Big Love e exerce também como manager na Engine Room Management. Na Defected, grupo ao qual está ligado desde o início, é A&R há quase dois anos.  

Defected Records

A Defected Records é uma editora inglesa especializada em house. Certamente que, quando foi fundada em 1998 por Simon Dunmore e Janet Bell, ninguém poderia adivinhar que se tornaria um selo incontornável na música electrónica. A 1 de Fevereiro de 1999 a editora estreava-se com “Can’t Get Enough” de Soulsearcher, um tema que viria a tornar-se um clássico das pistas de dança. Surpreendentemente a história do primeiro single marca até hoje a forma de a Defected estar na música. Originalmente, este tema produzido por Marc Pomeroy com um loop de disco sound bem conhecido, o tema tinha sido editado na Soulfuric, editora de Miami. Todavia, a Defected pegou num original mix e transformou-o num vocal house que se viria a tornar num clássico. Esta capacidade de ver música para a pista, particularmente através de temas vocais, tornar-se-ia na marca registada da Defected até hoje.  

O Catálogo e muito mais

Do extenso catálogo da Defected e suas sub-labels fazem parte temas como “I Feel For You” de Bob Sinclar; “Tropical Soundclash” de DJ Gregory; “To Be In Love” dos Masters At Work; “Bad Habit” dos ATFC; “Believe” dos Ministers de la Funk com Jocelyn Brown, entre muitos outros temas que são hoje clássicos das pistas. 

No que diz respeito às sub-labels, ou seja, a outras editoras do grupo, a Defected tem selos como a Faya Combo, Youruba, Glitterbox, Classic, D4 Dance, Soulfuric, Nu Groove, Big Love, entre muitas outras cuja lista podes ver aqui

De recordar que a Defected tem o Defected Radio Show com convidados como Bob Sinclar ou Masters At Work, podes ver todos os episódios aqui

Recentemente a Defected/Glitterbox lançaram um documentário sobre a cultura inclusiva da música electrónica. Where Love Lives está disponível no YouTube e conta com entrevistas a Billy Porter, Honey Dijon, Kathy Sledge, Nicky Siano ou Jellybean Benitez, entre muitos outros. O documentário é acompanhado do lançamento de uma compilação com a banda sonora original, que podes ver aqui

Por todos estes motivos, a 3 de Maio, pelas 21h não podes perder a estreia das ProDJ Talks com Seamus Haji. Subscreve já o canal YouTube para acompanhar tudo e activa o lembrete clicando aqui: https://youtu.be/kZBojhZpRxk

Todos os meses as ProDJ Talks falam com artistas ou personalidades da indústria musical para debater e esclarecer os temas que mais importam. 

About the Author /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager.