Soundcloud e Twitch: A Parceria para ajudar Artistas.

Soundcloud Twitch Parceria

Soundcloud e Twitch: A Parceria para ajudar Artistas.

As plataformas Soundcloud e Twitch fizeram uma parceria para permitir que os artistas e criadores de conteúdos possam ser pagos pelas suas criações. 

Em tempos de incerteza as soluções tecnológicas, que permitem o distanciamento social, têm sido as mais importantes. Se fazer live streaming parece a resposta evidente, a verdade é que a longo prazo não é sustentável já que os artistas não são pagos pelas actuações online. Com milhares de actuações canceladas, os DJs e músicos são uma das classes mais sacrificadas com perdas irreparáveis que podem comprometer as carreiras. 

Em resposta a este problema o Soundcloud e o Twitch uniram esforços e plataformas. Isto significa que esta parceria vai  permitir que todos os que têm uma conta Soundcloud Pro possam mais rapidamente ter um estatuto de afiliado no Twitch e começar a rentabilizar os live streamings. 

Como ligar as plataformas?

Começar por criar uma conta no Twitch com o mesmo nome que têm no Soundcloud. Com a conta criada preencham este formulário do Soundcloud para que o processo de activar a monetização do vosso canal Twitch seja acelerado. Isto vai permitir-vos ganhar dinheiro com os livestreams, já que o Twitch se compromete a responder com um convite para o programa de afiliados em poucos dias. Assim que este processo esteja concluído, completem o perfil do Twitch com foto de perfil, biografia e o link do vosso Soundcloud. 

O que preciso?

Em primeiro lugar devem verificar que têm tudo para fazer live streaming, ou seja, um PC ou Mac com webcam e microfone mais um interface USB para capturar o som. Em segundo lugar, verificar qual o software a usar: Se tiverem PC podem usar o Twitch Studio ou o OBS, se tiverem Mac usem o OBS. Para ajuda a montar tudo isto, o Twitch disponibiliza um guia. 

O que posso fazer mais?

Há várias opções além do live streaming de música, podem organizar sessões de Q&A, ou seja, perguntas e respostas; tutoriais, noutras palavras, explicar algo que dominem; ou até actuações interactivas em que os fãs podem pedir músicas específicas. Por exemplo, permitindo que o público possa dar sugestões de músicas. 

Em conclusão, com o estatuto de afiliado do Twitch os fãs podem subscrever o vosso canal sem anúncios e consequentemente ter vantagens, como dar elogios com Bits. Além desta monetização podem ainda ter anúncios no canal com ligação directa a lojas de música e merchandise. Podem ainda permitir que os fãs façam doações directamente. 

Acima de tudo mantenham-se activos e a partilhar o que mais gostam com o mundo!

About the Author /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager dos No Maka.