TikTok ProDJ

Soundcloud Muda o Pagamento A Artistas

Soundcloud

Soundcloud Muda o Pagamento A Artistas

Chamam-se Royalties fan-powered e são uma nova, e mais justa, forma de pagar aos artistas. O Soundcloud altera assim o modelo vigente do pro-rata que beneficia sobretudo os artistas grandes prejudicando os mais pequenos.

Mas o que são Royalties fan-powered?

Este tipo de royalties estabelece uma relação directa entre os ouvintes reais de um artista e o dinheiro que este recebe. Quantos mais fãs ouvirem a tua música no Soundcloud, mais dinheiro recebes da plataforma. 

No modelo antigo, o chamado pro-rata, todo o dinheiro recolhido vai para uma bolsa gigante e depois é redistribuído com base no total de streams. Este modelo beneficia apenas as grandes estrelas, dando-lhes a maior fatia do bolo porque quantos mais streams, mais dinheiro recebem. 

De acordo com o novo modelo que o Soundcloud vai usar cada artista recebe royalties directamente ligados aos hábitos de audição dos seus fãs. Quanto mais tempo os teus fãs ouvirem a tua música na plataforma, mais recebes. Este modelo de negócio beneficia os artistas independentes.

Como é que sei se estou incluído?

Este modelo só estará disponível para artistas que montetizem os seus conteúdos directamente com o Soundcloud. Ou seja, artistas com contas Pro Unlimited, subscritores do Repost by Soundcloud e membros do Repost Select. 

Este modelo de royalties começa a ser aplicado a partir de 1 de Abril de 2021. 

Porque é que este modelo é mais justo?

Porque neste modelo cada subscrição ou lucro de publicidade recebidos pela plataforma é distribuído pelos artistas que essas pessoas que consomem música ouvem, de facto. Assim, este modelo é mais transparente e justo. 

Principalmente esta nova lógica de distribuição dos ganhos com a música vai beneficiar artistas independentes e, com isso, apoiar o crescimento de cenas locais e novos géneros musicais.

Em conclusão, o que fica por saber é se mais plataformas vão aderir a este modelo já que as três grandes editoras – a Universal, Sony e Warner – continuam a defender o modelo pro-rata, que beneficia apenas as grandes estrelas musicais. Há que dar os parabéns ao SoundCloud pela coragem de optar por um modelo disjuntivo mas mais justo.  

Se quiseres saber mais visita a página do SoundCloud sobre o tema

Se queres desenvolver o teu conhecimento sobre estes e outros temas inscreve-te no Curso de Comunicação e Marketing Musical da ProDJ.

About the Author /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager.