Spotify Luta contra o COVID-19: Os Apoios Aos Artistas
A gigante do streaming não fica indiferente aos impactos na indústria musical e disponibiliza meios para ajudar artistas na luta contra o COVID-19.
O Spotify lançou um programa para ajudar na sobrevivência de artistas, e da própria indústria, nestes tempos tão incertos. Chama-se “Spotify COVID-19 Music Relief Program” e é composto por várias acções, são elas:
Contribuições Solidárias
O Spotify pretende igualar, até ao valor de dez milhões de Dólares, todas as doações feitas através da página Spotify COVID-19 Music Relief. Isto significa que o Spotify vai dar o mesmo valor monetário que as pessoas a organizações que apoiam artistas como a MusiCares, PRS Foundation, Help Musicians e a Unison Benevolent Fund, entre outras que serão acrescentadas.
Nova Funcionalidade para Artistas
O Spotify está a trabalhar para disponibilizar uma nova funcionalidade na página dos artistas. Esta irá permitir que os artistas ajudem organizações, ou que se financiem directamente dos seus fãs. Esta funcionalidade, normal em plataformas como o Patreon, permite o financiamento através de uma página de crowdfunding ligada directamente à página de artista no Spotify.
Acima de tudo, o Spotify compromete-se a não retirar qualquer percentagem desta nova funcionalidade de financiamento para artistas. Ou seja, todo o dinheiro angariado por esta via será apenas para os artistas.
Em suma, se és um músico ou produtor musical interessado em ter acesso a esta funcionalidade visita esta página e preenche as informações pedidas. Podes ainda seguir o Spotify no Twitter para actualizações a esta notícia.
Programas do Spotify Creator Tools
Entretanto, e para todos os que continuam a criar em casa, o Soundbetter, a plataforma do Spotify que permite rentabilizar o talento, quer seja de cantar, produzir música, tocar um instrumento ou até às profissões técnicas de mistura e masterização, vai abdicar da sua percentagem durante este período conturbado para permitir que os artistas ganhem mais.
Similarmente, a plataforma Soundtrap vai estender os períodos de utilização gratuita para educadores. O Anchor, a funcionalidade que permite rentabilizar os podcasts, vai também abdicar da percentagem.
Essencialmente num tempo em que não sabemos quais serão as mudanças a longo prazo que esta crise trará à indústria, a solidariedade de todos os envolvidos é fundamental e o Spotify sabe disso. Para todas as acções e todas as ferramentas disponibilizadas aos artistas nesta fase, visitem a página For The Record.