Instagram Pretende Monetizar Livestreams
Na era do isolamento social, o Instagram tem sido uma das plataformas preferidas para os livestreams, com milhares de pessoas ligadas todos os dias. No entanto, não é ainda possível rentabilizar estes conteúdos na plataforma, algo que parece mudar em breve.
Todas as noites Bruno Nogueira junta largos milhares de pessoas no seu Instagram, partilhando a conversa com outras figuras públicas que dão o seu tempo, talento e humor. Tal como ele, milhares de DJs, cantores e artistas usam o Instagram para oferecer música aos seus seguidores, contudo o Instagram não tem formatos de monetização, ao contrário de plataformas como o YouTube ou o Twitch. Por este motivo, Neer Sharma, co-criador do jogo HaikuJam, deu uma série de ideias ao Instagram através do seu Twitter.
Quer sejam opções de vender merchandising enquanto se vê um live; meet & greet pago através da função “Go Live” do Instagram; dicas e presentes virtuais e um modo VIP para fãs que paguem com comentários em destaque, como existe noutras plataformas, foram algumas das sugestões de Sharma.
Acima de tudo, a boa notícia veio das mais altas patentes do Instagram, com Vishal Shah, Vice Presidente a lançar um tweet a confirmar que já estavam a analisar algumas das sugestões. Também Adam Mosseri, o Head do Instagram a afirmar que “Estamos a trabalhar em alguns planos para apoiar o trabalho de criadores e artistas que usam o live. Fiquem atentos”.